Problema 1 – Contagem de comunicações

Olá Candidato(a)! Estás um passo mais perto de seres selecionado! Mas ainda tens algumas provas pela frente. Esperam-te 4 desafios de dificuldade crescente. Abaixo vais encontrar o primeiro.

O objetivo é tentares implementar o código daquilo que te é pedido. A linguagem de programação será Javascript. Para conseguires ultrapassar os desafios, vais ter que te preparar! Recomendamos-te os seguintes cursos online:

    1. https://www.codecademy.com/learn/introduction-to-javascript
    2. https://lagunita.stanford.edu/courses/Engineering/CS101/Summer2014/about

Deves utilizar a plataforma https://repl.it/ para implementares a tua solução. Esta plataforma online vai permitir que comeces logo a programar.

Passos para começares:

    • Regista-te no repl
    • Começa um repl novo (+ new repl)
    • Escolhe a linguagem Html, Css e Javascript
    • Seleciona o ficheiro “script.js” no menu do lado esquerdo
    • Começa a programar 🙂

Quando estiveres satisfeito com a tua solução, faz copy/paste do código e coloca-o no corpo do email de resposta ao email com o link do desafio.

Depois de terminares um desafio, ser-te-á entregue o seguinte. Cada desafio é mais complexo do que o anterior. Mas não te sintas intimidado. Nós queremos ver até onde consegues chegar. Caso não consigas resolver o desafio, responde-nos a indicar que desististe. Não te preocupes que isso não quererá dizer que não serás selecionado. Dá o teu melhor!

Uma chamada de atenção: deves resolver os desafios sozinho, sem ajuda de outras pessoas. Os nossos serviços secretos saberão se fizeres batota!

Boa Sorte!!!!!!!!!

- - -- --- ----- -------- -------------

Os nossos serviços secretos informaram-nos que temos estado a sofrer ataques via web onde têm sido feitos pedidos desmedidos aos nossos websites. Para percebermos o que está a acontecer, precisamos de criar duas funções. A primeira função recebe como parâmetro de entrada uma string que identifica o IP de onde foi feito o pedido ao website, e deve guardar num array os IPs que recebe e contar o número de pedidos feitos por cada IP. A segunda função deve ler esse array e escrever na consola a lista de IPs recolhidos e o número de pedidos feitos por cada IP. As funções devem seguir a seguinte estrutura:

function registerIP(ipAddress) { … }
function listIPs() { … }

Quando chamamos a função listIPs(), a mesma deve imprimir na consola a listagem de IPs e o número de pedidos feitos por cada um, de acordo com o seguinte formato:

127.0.0.1 | 14
98.124.248.77 | 21
194.71.107.15 | 37

Por exemplo, se chamarmos a função registerIP com a seguinte ordem

registerIP('98.124.248.77');

registerIP('98.124.248.77');

registerIP('192.168.000.11');

e de seguida chamarmos a função listIPs

listIPs();

o resultado deve ser o seguinte:

98.124.248.77 | 2
192.168.000.11 | 1

 

Este é o teu primeiro desafio! Não é assim tão complexo como pensas! Pesquisa e estuda online, e vais conseguir!